Conhecer seus direitos e deveres. Preservar, como um mandacaru!

Conhecer seus direitos e deveres. Preservar, como um mandacaru!


Por Victor Defensor
quando fulora na seca (com imagens) | Xilogravura, Desenho ...

Nosso país tem uma biodiversidade inigualável. Nossa região é caracterizada por dois biomas de resistência, assim como o seu povo, a caatinga e o cerrado. No entanto, estão os desafios de preservá-los e protegê-los, e a quem cabe essa responsabilidade?

O nordeste brasileiro é um lugar de muita riqueza natural, que está se perdendo por conta de nossas más ações. A caatinga é uma dádiva da natureza, pois a capacidade de adaptação de suas árvores com a seca é 
fantástica: ela deixa cair suas folhas para dar lugar a espinhos, que por mais que se pareça agressivos, por dentro carrega o pouco de água que tem para esperar a próxima chuvada, e assim, trazer o verde, as flores e os frutos.

Por isso, observe um mandacaru, que o pouco preservado por ele tornar-se muito durante o ano inteiro. Isso é sua sobrevivência, isso representa nossa região e como temos que usar de forma correta o pouco oferecido para nos saciar pelos anos de nossas vidas.

Para preservar, precisamos de conhecer e fazer acontecer. Devemos ter ideia que temos uma Constituição Federal colocando todos os direitos fundamentais para a vida de nosso povo. É preciso conhecer e aplicar esses direitos para podermos ser cidadãos de fato. Por isso, dentre os diversos temas tratados, ao meio ambiente foi estabelecido direitos e deveres na qual todas as pessoas devem carregar. Afastamos aqui a ideia que só o poder público teria essa tarefa, afinal ele tem grande relevância na concretização de vários fatores sobre o tema, porém não é o único responsável.

Diante da tarefa imposta, todos nós precisamos de conscientização sobre como é importante não jogar lixo em vias públicas, não provocar queimadas irregulares, não desmatar sem autorização, não matar animais sem necessidade e provocar sua extinção. Isso porque está relacionado com a preservação do meio ambiente e com nosso dever perante a coletividade. Pequenos atos no dia-a-dia fazem uma diferença muito grande e contribui com o bem comum.

Outros deveres necessários são: a busca por um saneamento básico adequado, a coleta de lixo e o aproveitamento das águas. Tudo isso está aliado com a luta pela preservação ambiental.

Então, além de praticarmos essas ações nas nossas casas e no nosso bairro, cabe também outro papel quando vermos irregularidades nas ações de outras pessoas, a denúncia ao Ministério Público. A esse órgão está a responsabilidade de proteger o meio ambiente, levando à justiça os responsáveis por danos, seja quem for, como está na Constituição. Essas denúncias podem ocorrer de forma anônima com o fim de preservar a identidade da pessoa.

Nosso papel é muito importante e deve ser constantemente feito. Se cada pessoa faz a sua parte estamos ajudando algo que é benéfico a nós mesmos, aos vizinhos e a cidade. Não pense que o problema de escassez de água é só por conta da falta de chuva, mas também é por causa de maus hábitos com a natureza.

A luta por um meio ambiente melhor passa aos nossos olhos todos os dias que acordamos. Vamos nos conscientizar, vamos procurar saber mais de nossos direitos e deveres. Não devemos ser passíveis com as irregularidades, temos um papel a cumprir.

Devemos ser como um mandacaru, usar o necessário daquilo que a natureza nos oferece, usar nossos espinhos para preservar o pouco que temos, viver com a 
alegria de se ter um ambiente equilibrado e ser retribuído por nossas boas ações.

Comentários