Saneamento Básico e Saúde Pública - O que você tem a ver com essa dupla dinâmica?

Saneamento Básico e Saúde Pública - O que você tem a ver com essa dupla dinâmica?

Por Mateus Christian e Nara Lourdes
O “Dia Mundial da Saúde” visa conscientizar a população sobre a ...

Convivemos diariamente com a falta de esgotamento sanitário adequado, o que por vezes faz com que esse problema passe despercebido por nossos olhos. Mas, você já parou para pensar que a falta de saneamento tem exposto você e todos a sua volta a muitas doenças?

O saneamento básico – ou a falta dele – afeta diretamente a sua saúde e a da sua família. Talvez aquela virose recorrente pode ser fruto da má estrutura do esgotamento sanitário da sua rua. Cuidado! Pode ter mosca na sua sopa e a culpa é da falta de saneamento! 

Imagine uma rua com esgoto a céu aberto: Lixo espalhado para os lados, um odor insuportável percorrendo a sala das casas, ratos, baratas e outros animais sempre presentes, água suja passando próximo das crianças. As cozinhas estão repletas de moscas. Todos enfrentam problemas com água potável e volta e meia a vizinhança reclama de diarreias e náuseas frequentes em seus filhos e sempre que ela vai a UPA o diagnóstico é o mesmo: Você tem VIROSE!!! 

Como pode haver saúde em um ambiente assim? Como pode -se promover qualidade de vida em meio a um ambiente tomado por dejetos, água poluída e animais contaminados? Você já se perguntou por que há tanta virose? Melhor ainda, você já se perguntou o porquê de tantas moscas em nossas casas?

A reposta é bem simples: Macaúbas não possui. um pleno sistema de esgotamento sanitário, e sua ausência em muitos ambientes da cidade favorece o desenvolvimento de problemas que afetam a saúde da população.

Isso tudo é bem observado quando se analisa mudanças estruturais na vida de pessoas a partir da chegada do acesso regular à água potável e de um pleno esgotamento sanitário, como por exemplo numa redução considerável de casos de inúmeras doenças, no aumento da autoestima, da perspectiva e qualidade de vida das pessoas, além de melhorias na infraestrutura e desenvolvimento das cidades. Isso tudo está em falta em Macaúbas. Falta esgotamento sanitário e sobra doenças. Sobra dejetos a céu aberto e falta qualidade de vida. 
Mas... Você sabe a que doenças pode estar exposto pela falta de saneamento básico? 

Há uma grande quantidade de moléstias que um ambiente poluído pode proporcionar. Muitos microorganismos patogênicos são eliminados com os dejetos 
humanos e estão presentes no esgoto a céu aberto. O contato com o homem gera a transmissão dessas doenças que pode se dar por muitas vias, como: Contato com água contaminada com material fecal, insetos (principalmente moscas), mãos sujas em mucosas e até por animais como ratos e baratas presentes no ambiente domiciliar.

A partir do contato com quaisquer dessas vias de transmissão, você estará exposto a inúmeras doenças: amebíase, ancilostomose, ascaridíase, cólera, diarreias infecciosas, esquistossomose, febre tifoide, giardíase, hepatite infecciosa e teníase são só alguns dos principais exemplos de enfermidades que se relacionam intimamente com a falta de esgotamento sanitário. 

O paciente que é acometido por essas doenças geralmente apresenta um quadro clínico característico: dor abdominal, diarreia constante, náusea e vômito. Por vezes, outros sintomas podem estar associados (febre, dor de cabeça) e há uma grande variação a depender da patologia acometida. 

Além da sintomatologia comum, essas doenças têm outra semelhança - Todas elas prevalecem no meio do lixo, do esgoto e das águas poluídas. E sabe onde esse cenário é muito comum?! No lixão ao céu aberto, no esgoto da 2 de julho, em vários locais do alto do cruzeiro e loteamento bastos e tantos outros ambientes de MACAÚBAS...


Portanto, não é errado afirmar que a população macaubense está exposta a todas essas doenças! Todos estamos vulneráveis – Eu, você e sua família! É por isso que é tão frequente em nossa cidade a 
prevalência de casos dessas enfermidades! 

Tem mosca na nossa sopa e da próxima vez pode não ser uma simples virose. Saneamento básico é uma questão de saúde pública! É preciso mudar esse cenário. 
Para zelar pela saúde da população macaubense, antes de qualquer coisa, é preciso garantir um bom sistema de esgotamento sanitário. 

Pense nisso!
Saneamento básico e saúde pública são um bom negócio!

Comentários