A água que foi embora, mais uma vez.

Por Joe Kallif

É muito curioso saber que, apesar de Macaúbas ter recebido um alto volume de chuva nas últimas semanas (em especial no dia 26/02/19), nenhuma gota d'água foi aproveitada. Por outro lado, existem milhares de macaubenses sofrendo com escassez severa de água!
Segundo a  Coordenação da Defesa Civil de Macaúbas, 20% da população macaubense não tem água nas suas torneiras!
Imagens das últimas chuvas (Clique aqui para ver o vídeo) mostram uma grande quantidade de água correndo, sem nenhum tipo de aproveitamento. Essa mesma água poderia ser aproveitada de várias formas; limpeza doméstica, limpeza pública, lavagem de automóveis, irrigação agrícola, uso animal, ajuda no microclima da nossa cidade etc. Será que conseguimos imaginar a quantidade de água que poderíamos guardar, se os telhados das residências e prédios públicos fossem adaptados para coletar da água da chuva?


Devemos saber que a captação da água da chuva é uma das cinco partes do saneamento básico. Afinal, quando a água da chuva não é aproveitada ela acaba se transformando em um grande problema. Ou seja, as ruas são duramente danificadas, as partes baixas da cidade são alagadas, doenças são espalhadas (leptospirose) etc.

Os Poderes Públicos de Macaúbas devem se capacitar e, então, promover programas que ensinam e incentivam o aproveitamento da água da chuva. Enquanto isso não acontece, devemos nos perguntar: O quê eu posso fazer, de imediato, para aproveitar a água do meu telhado? 
Nossa principal fonte, o Tinguis, está sendo super exigida. O aproveitamento da água da chuva traria alívio para esse sofrimento. Será que nas próximas chuvas permitiremos que a água vá embora, mais uma vez?





Créditos:
Vídeo disponibilizado no link foi feito por Itamar Alves.

Comentários