SAÚDE MENTAL: A ARTE DE MANTER A MENTE SÃ EM MEIO A PANDEMIA

SAÚDE MENTAL: A ARTE DE MANTER A MENTE SÃ EM MEIO A PANDEMIA

Por Nara Lourdes

Uma pandemia, como a da Covid-19, chacoalha a vida de todo mundo. Durante esse processo de isolamento social é esperado frequentes estados de alerta, preocupação, estresses, sensações de falta de controle e vulnerabilidade frente às incertezas do momento.

O isolamento social no qual tanto se fala da necessidade traz consigo realidades que em muito podem impactar em nossa saúde mental. Alguns têm que enfrentar a solidão de se isolar sem companhia em casa, outros têm que enfrentar os dramas da convivência familiar, tantos outros têm que enfrentar problemas de natureza econômica e muitos, até mesmo, passam a se expor a situações mais complexas, como a agressão em casa.

Em todos esses casos, é preciso ponderar em até que ponto podemos ser afetados em nossa saúde mental pelo drama do isolamento. Afinal, ansiedade, depressão, transtorno do pânico e demais patologias são precedidas por gatilhos como estes, que podem torturar uma mente sã e quando não, adoecê-la.

Diante de tal cenário, é necessário estender o olhar para além da saúde física e passar a dar uma atenção especial para a saúde mental, a qual tem uma ligação íntima com o sistema imunológico e, se não bem cuidada, pode diminuir a eficiência deste, repercutindo na produção de anticorpos.

Algumas estratégias podem funcionar para minimizar o impacto psicológico nesta fase. Essas foram embasadas pela literatura científica, no entanto, não são receitas de bolo. É importante que cada um perceba o que funciona no seu próprio caso. Identifique o que se aplica à sua realidade. Você é a pessoa que mais saberá dizer o que te ajuda ou não em um momento difícil como esse.

A primeira coisa é: mantenha-se informado, mas sem exagero. É um período de muita incerteza, sendo imperativo acompanhar as notícias e saber o que está por vir, mas que seja respeitando o seu limite. Segundo, busque manter uma rotina. Uma vantagem nesse hiato forçado é que podemos manter uma disciplina em nossas atividades sem a correria do dia a dia. Terceiro, mantenha ativa a rede socioafetiva, estabelecendo contato, mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas.

Além disso, tenha os seus antídotos. Faça uma lista com tudo o que você pode fazer para relaxar e te revigorar para um novo dia. Busque dedicar um tempo àquilo que você gosta e tem como hobby, mas não costuma sobrar tempo. Seja criativo, se reinvente e explore os seus potenciais.

           E principalmente, foque em manter hidratação, alimentação e sono em dia. Esses fatores são essenciais para reforçar o seu sistema imunológico. Lembre-se, corpo são, mente sã. No mais, cuide de você e de quem você ama. Tudo isso vai passar.



Comentários